quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

CAPELA DE SANTO ANTÔNIO - RAFAEL GODEIRO



A Igreja de Santo Antônio dos Pobres localiza-se na Avenida Benedito Julião de Medeiros S/N, centro da cidade de Rafael Godeiro/RN, totalmente legalizada, por meio de Escritura Pública de Cessão de Herança, por parte do Outorgante Cedente o Sr. José Paulo de Oliveira ao Outorgado Cessionário, o Glorioso Santo Antônio, representado pelo Pe. Agostinho Bohlen, assinado em público no primeiro Cartório Judiciário do Sr. Raimundo Antenor da Silva, no dia 19 de janeiro de 1948 na cidade de Patu/RN.
A medida do terreno equivale a área de 3.025 m2, ou seja, são 55 m de frente, por 55 m de fundo.
            A medida do templo corresponde a área de 258 m2, ou seja, são 8,80 m de largura, por 29,32 m de comprimento.
            A atual Igreja de Santo Antônio está descrita conforme paredes de alvenaria, cobertura de telhas de cerâmica, com forro de PVC, piso de mosaico colorido, bancada de madeira, portas e janelas de ferro, ventiladores de parede, sino, altar de mármore, ambão de mármore, Sacrário dourado, imagens de gesso, iluminação elétrica, entre outros.
FONTE – BLOG DA PARÓQUIA DE ALMINO AFONSO

Santo Antônio e o Sentido do Sugestivo Título de “Pobre” no Seio Comunitário.

Santo Antônio e o Sentido do Sugestivo Título de “Pobre” no Seio Comunitário.
                         
 A princípio, sabemos que o glorioso Santo Antônio foi um pobre que soube viver a comunhão com Deus, nosso pai, no serviço aos irmãos. As virtudes evangélicas, especialmente a pobreza em espírito, foi tema constante de sua pregação.
Quanto à veneração de Santo Antônio dos pobres no âmbito comunitário, este título foi escolhido por Pe. Agostinho Bohlen, o qual conhecia uma imagem de santo Antônio que tinha este sugestivo título, e junto aos Pés de santo Antônio, encontra-se a figura de um mendigo sendo auxiliado por ele, dando assim maior prova de seu amor pelos necessitados. O fato justifica-se pelo pão de santo Antônio se constituir numa prova e num compromisso com os menos favorecidos, ou seja, com santo Antônio, encontra-se o pão para o corpo e saúde dos pobres e necessitados.
                          Em suma, as contribuições do Pe. Agostinho Behlen foram de grande relevância para o nosso meio, pois ele tinha um forte carisma tanto pelo nosso povo, quanto por Santo Antônio. Ele contribuiu para que o Distrito de Várzea da caatinga fosse denominado de Várzea de Santo Antônio, numa justa homenagem ao nosso Padroeiro. Pe. Agostinho adquiriu a imagem de Santo Antônio de Pádoa,como sendo uma importância reconhecida pelos nossos entes.
                          Portanto, o sugestivo título de “pobre”, segundo Pe. Agostinho, foi inspirado na vida simples de seu povo, ou seja, nas condições socioeconômicas de nossa comunidade, numa época de extremas dificuldades de sobrevivência humana.

CAPELA DE RAFAEL GODEIRO


Capela de Santo Antônio dos Pobres - Centro
Capela de São José - Cacimbinha
Capela de São José - Teixeira

Como a Igreja Está Sendo Usada no Cotidiano?




Atualmente, a Igreja conta com a presença de um sacerdote, pelo qual celebra mensalmente a Santa Missa na primeira sexta-feira de cada mês; dominicalmente ocorrem aulas de Catequese de Primeira Eucaristia a partir das 8:00 hs da manhã; aulas de Catequese do Crisma a partir das 14:00 hs da tarde e  celebração eucarística a partir das 16:30 hs da tarde; as quintas feiras acontece o momento de Adoração ao Santíssimo, a partir das 14:00 hs da tarde; aos sábados ocorrem reuniões da Legião de Maria, a partir das 10:00 hs da manhã, entre outras celebrações eucarísticas de 7º/30º dia de falecimento, celebração da palavra, reuniões, encontros e as celebrações sacramentais, como também funciona       os grupos de Evangelização, e as Pastorais Catequéticas do Batismo, da Crisma, da Primeira Eucaristia; as Pastorais do Dízimo e da Criança; os Movimentos e Serviços, no que concerne a Legião de Maria, o Apostolado da Oração, o Terço dos Homens da Mãe Rainha, o M.C.P- Movimento e Comunidades Populares, o Grupo de Adoração ao Santíssimo e o Grupo de Jovens, o JUF-Jovens Unidos pela Fé, e em fim, todos os grupos envolvidos na nossa Igreja.
            Vale salientar que em 2009 foi construído o salão comunitário ao lado da Igreja, um espaço em torno de 70 m2, destinado a reuniões, encontros, entre outras finalidades, cuja a construção teve início ainda sob a administração do Pe. Ricardo Rubens F. de Carvalho, Pároco de Almino Afonso, na época, e concluído sob a administração do Pe.Possídio Lopes dos santos Neto, MSF, pároco de Patu, nesse mesmo período.
            Em suma, a última e grande reforma da Igreja, foi realizada em 2011, sob a administração do atual Pe. George Lourenço dos Santos, MSF, onde na ocasião ocorreu algumas mudanças, como por exemplo, foi retirada a parede central da Sacristia, tornando-se um espaço único, como é atualmente; foram colocados novos ventiladores de parede, substituindo os antigos ventiladores de teto; ganhou nova iluminação elétrica; mudou-se a estrutura na parte do sacrário, ao ser trabalhado uma faixa no sentido vertical sobre a parede interna ou anterior do altar, como também foi colocado a luz do Santíssimo, etc. Houve mudanças também quanto aos novos locais das Santas Imagens e o espaço do Senhor Morto. Também foi incluído nesta reforma a grande pintura.
            Atualmente, está a frente da nossa Igreja, o Pe. George Lourenço, MSF, (Paróquia de Almino Afonso/RN), desde o mês de janeiro de 2011
FONTE – BLOG DA PARÓQUIA DE ALMINO AFONSO

Quem sou eu

Minha foto
AMO A DEUS SOBRE TODAS ÁS COISS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO MO A MIM MESMO. AMO AOS MEUS FILHOS E NETOS; AMO A MINHA QUERIDA E AMADA TERRA

CAPELAS