quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Santo Antônio e o Sentido do Sugestivo Título de “Pobre” no Seio Comunitário.

Santo Antônio e o Sentido do Sugestivo Título de “Pobre” no Seio Comunitário.
                         
 A princípio, sabemos que o glorioso Santo Antônio foi um pobre que soube viver a comunhão com Deus, nosso pai, no serviço aos irmãos. As virtudes evangélicas, especialmente a pobreza em espírito, foi tema constante de sua pregação.
Quanto à veneração de Santo Antônio dos pobres no âmbito comunitário, este título foi escolhido por Pe. Agostinho Bohlen, o qual conhecia uma imagem de santo Antônio que tinha este sugestivo título, e junto aos Pés de santo Antônio, encontra-se a figura de um mendigo sendo auxiliado por ele, dando assim maior prova de seu amor pelos necessitados. O fato justifica-se pelo pão de santo Antônio se constituir numa prova e num compromisso com os menos favorecidos, ou seja, com santo Antônio, encontra-se o pão para o corpo e saúde dos pobres e necessitados.
                          Em suma, as contribuições do Pe. Agostinho Behlen foram de grande relevância para o nosso meio, pois ele tinha um forte carisma tanto pelo nosso povo, quanto por Santo Antônio. Ele contribuiu para que o Distrito de Várzea da caatinga fosse denominado de Várzea de Santo Antônio, numa justa homenagem ao nosso Padroeiro. Pe. Agostinho adquiriu a imagem de Santo Antônio de Pádoa,como sendo uma importância reconhecida pelos nossos entes.
                          Portanto, o sugestivo título de “pobre”, segundo Pe. Agostinho, foi inspirado na vida simples de seu povo, ou seja, nas condições socioeconômicas de nossa comunidade, numa época de extremas dificuldades de sobrevivência humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
AMO A DEUS SOBRE TODAS ÁS COISS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO MO A MIM MESMO. AMO AOS MEUS FILHOS E NETOS; AMO A MINHA QUERIDA E AMADA TERRA

CAPELAS